Quem sou eu

Minha foto
Belém, Pará - AMAZÔNIA, Brazil
Possui Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará. Mestrado em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento da Amazônia pelo Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (2012), é Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Pará (2010). Tem experiência com pesquisas em ecossistema de manguezal na costa do Pará, com ênfase em Ecologia Humana levando em consideração os conhecimentos tradicionais da população pesqueira extrativista e suas relações com o meio ambiente. Atualmente faz pesquisa junto à população pesqueira na região do lago de Tucuruí/PA em duas Unidades de Conservação, especificamente nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Alcobaça e Pucuruí-Ararão com objetivo de fomentar a conservação ambiental e consequentemente o desenvolvimento sustentável na Amazônia Paraense. Natural de Vila do Carmo/Cametá/Pará/Amazônia/Brasil.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Diferenças taxonômicas entre as duas espécies

                               CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

          Avicennia schaueriana S.& L. ex M.                  Rhyzophora mangle L.

Reino: Plantae                                                                    Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta                                                       Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida                                                        Classe: Magnoliopsida

Ordem: Lamiales                                                                 Ordem: Malpighiales

Família: Acanthaceae                                                           Família: Rhizophoraceae

Gênero: Avicennia                                                                Gênero: Rhizophora

Espécie:A.schaueriana                                                          Espécie: R. mangle

N.Binomina: Avicennia shaueriana                                      N.Binominal: Rhyzophora mangle

(Fonte: Classificação-Várias referências bibliográficas)



(Foto: Neila Almeida- Avicennia schaueriana S.& L. ex M)



.)(Foto: Neila Almeida-Rhyzophora mangle L.)

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A importância do ecossistema manguezal

(Foto: Neila Almeida)
Os manguezais desempenham importante papel como exportador de matéria orgânica para o estuário, contribuindo para produtividade primária na zona costeira. É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico. (Neila Almeida)

Recuperação de áreas degradadas

(Foto: Neila Almeida)
(Foto: Neila Almeida)


Para que os projetos de recuperação de áreas degradados tenham objetivos, são fundamentais o envolvimento direto, conscientização e a participação da população e dos proprietários de terras no trabalho de enriquecimento das florestas secundárias, para que eles adquiram conhecimentos sobre as espécies que podem gerar retorno econômico no futuro, sobre os aspectos da legislação ambiental, sobre a importância e o valor das florestas desde que manejada de forma sustentável. Recuperar um ambiente degradado, não é tarefa fácil, dependendo de tecnologia e conhecimento,custo e trabalho.
Vamos manter nosso ecossistema intacto com melhor qualidade de vida no planeta , contamos com a sua colaboração para respeitar seus limites, divulgar a necessidade de sua preservação e denunciar quando necessário.(meioambiente@itaguai.rj.gov.br)

Ação antropogênica em manguezal(Impactos)

(Foto: Neila Almeida)


Segundo estudos, os manguezais estão sendo destruídos até quatro vezes mais rápido do que as outras florestas, causando prejuízo de milhões de dólares em áreas de pescaria e proteção contra enchentes(Jornal Diário do Pará).

O Ecossistema Manguezal

(Foto: Neila ALmeida)


Colocando-se tudo junto – a floresta, as águas e o solo -, não se constrói o ecossistema manguezal; é necessário muito mais para constituir um ecossistema. O ar, com sua carga de poeira e umidade, insetos, pássaros e morcegos, plâncton aéreo, odores, aromas e feromônios, também é um constituinte importante do ecossistema e sobre o qual pouco se sabe. (VANNUCCI).
A origem da palavra mangue (ou manguezal) e sobre a origem da palavra mangrove em inglês; Esse substantivo coletivo designa um ecossistema formado por uma associação muito especial de animais e plantas que vivem na faixa entremarés das costas tropicais baixas, ao longo de estuários, deltas, águas salobras interiores, lagoas e lagunas. Em inglês, a palavra mangrove também pode ser usada para designar a floresta, as árvores e arbustos.(VANNUCCI).