Quem sou eu

Minha foto
Belém, Pará - AMAZÔNIA, Brazil
Possui Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará. Mestrado em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento da Amazônia pelo Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (2012), é Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Pará (2010). Tem experiência com pesquisas em ecossistema de manguezal na costa do Pará, com ênfase em Ecologia Humana levando em consideração os conhecimentos tradicionais da população pesqueira extrativista e suas relações com o meio ambiente. Atualmente faz pesquisa junto à população pesqueira na região do lago de Tucuruí/PA em duas Unidades de Conservação, especificamente nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Alcobaça e Pucuruí-Ararão com objetivo de fomentar a conservação ambiental e consequentemente o desenvolvimento sustentável na Amazônia Paraense. Natural de Vila do Carmo/Cametá/Pará/Amazônia/Brasil.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

PESCADORES DO LAGO DE TUCURUÍ - Gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável ALCOBAÇA

Acordos de Pesca na Unidade de Conservação - Reserva de Desenvolvimento Sustentável, Lago de Tucuruí: Pescadores (as), SEMA (estadual e municipal - Tucuruí), Sepaq. e Eletronorte.


Regras:
- Proibição da pesca de pirarucu por um período de cinco anos;
- Restrição ao uso de até cinco canoas por cada pescador nas atividades de rotina;
- Limitação da pesca do mapará, captura da espécies a partir de 40 cm.


Quais os desdobramentos desses acordos de pesca partindo de uma avaliação da Ecologia Humana e do Etnoconhecimento, considerando as interações dos pescadores da reserva com os recursos pesqueiros?



                                          Apetrechos de pesca, lago de Tucuruí- RDS Alcobaça.
                                          Fonte: Neila de Jesus R. Almeida, 2013.



                                          Moradia de Pescador, lago de Tucuruí- RDS Alcobaça
                                          Fonte: Neila de Jesus R. Almeida, 2013.


Da Agência Pará: Notícias Atualizado em 06/05/2014 - 12:31:00
As Secretarias Estaduais de Pesca e Aquicultura (Sepaq) e do Meio Ambiente (Sema) revalidaram o Acordo de Pesca com onze comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Alcobaça, que fica no entorno do Lago de Tucuruí, sudeste do Estado. Pelo Acordo de Pesca ficam definidas as regras para exploração da atividade, de forma organizada e com a preservação do meio ambiente, pelos pescadores da região.
As comunidades de São Pedro, Rio Jordão, Cajazeira Grande, Pedra Branca, Agua Fria, Piquiá, Mocaba, Acapu I, Acapu II, Cajazeirinha e Mururé se comprometeram a cumprir todos os itens acordados. Entre as regras estão a proibição da pesca de pirarucu por um período de cinco anos; a restrição ao uso de até cinco canoas por cada pescador nas atividades de rotina, e a limitação da pesca do mapará, peixe com produção abundante no lago, a espécies a partir de 40 cm.
A Minuta do Acordo de Pesca agora está sendo finalizada e será publicada em forma de decreto pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A Sepaq ficará responsável por ações de políticas públicas que devem ajudar as famílias dos pescadores no desenvolvimento do setor no Lago de Tucuruí. “O objetivo desse trabalho é garantir que os pescadores dessas comunidades tenham uma fonte de renda, mas que tudo seja feito dentro do conceito de sustentabilidade. Eles precisam preservar as espécies de peixes da região e todo ecossistema do lago”, explica o engenheiro de pesca da Sepaq, Átila Brandão.
O Acordo de Pesca com a Reserva de Desenvolvimento Sustentável também contou com a participação da Eletronorte e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tucuruí.
Link: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=101110