Quem sou eu

Minha foto
Belém, Pará - AMAZÔNIA, Brazil
Possui Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará. Mestrado em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento da Amazônia pelo Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (2012), é Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Pará (2010). Tem experiência com pesquisas em ecossistema de manguezal na costa do Pará, com ênfase em Ecologia Humana levando em consideração os conhecimentos tradicionais da população pesqueira extrativista e suas relações com o meio ambiente. Atualmente faz pesquisa junto à população pesqueira na região do lago de Tucuruí/PA em duas Unidades de Conservação, especificamente nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Alcobaça e Pucuruí-Ararão com objetivo de fomentar a conservação ambiental e consequentemente o desenvolvimento sustentável na Amazônia Paraense. Natural de Vila do Carmo/Cametá/Pará/Amazônia/Brasil.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Estados amazônicos devem se reunir em Manaus para elaborar a Carta da Amazônia para a Rio+20

RIO+20: CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, DE 13 A 22 DE JUNHO DE 2012/RIO DE JANEIRO.

No início do mês de maio, os nove estados da região Norte que fazem parte da Amazônia Legal - Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão – devem elaborar a Carta da Amazônia Brasileira com as estratégias e metas de desenvolvimento sustentável para a região para ser entregue no maior evento climático mundial, a conferência Rio+20, que acontece em junho deste ano, no Rio de Janeiro.
A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira pela secretária de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Nádia Ferreira, durante o I Encontro de Comunicação Socioambiental do Amazonas, ocasião em que a secretária falou sobre as metas e propostas do Amazonas para a Rio+20.
“Todas as propostas devem estar voltadas para uma economia verde, no contexto do desenvolvimento sustentável e de erradicação da pobreza”, afirmou.

Discussões

De acordo com ela, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS) defende a realização da Semana de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia rumo à Rio+20, que se trata de uma preparação dos nove estados amazônicos para a conferência mundial.

A semana, segundo Ferreira, seria composta de dois eventos: o primeiro deve ser o Encontro de Desenvolvimento Sustentável dos Estados da Amazônia Brasileira para a Rio+20 e o segundo será o Fórum dos Governadores da Amazônia para a Rio+20. As discussões devem ocorrer entre os dias 30 de abril e 1º de maio, em Manaus, e podem contar com a presença ainda não confirmada da presidenta Dilma Rouseff.
“Queremos realizar o Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, reunindo os secretários de meio ambiente da região Norte , com o objetivo de levantar as discussões relevantes sobre a Amazônia e, assim, elaborar a Carta Amazônica para a Rio+20, com as estratégias de desenvolvimento sustentável para a região, baseadas nas diretrizes floresta, energia, indústria e serviços, por meio de uma gestão participativa”, esclareceu a secretária.

Metas e propostas

Entre as propostas e metas que devem ser levadas pelos estados amazônicos para a Rio+20 está a sugestão da criação de uma agência especial para o Meio Ambiente, além da elaboração de uma agenda sustentável para o planeta para os próximos dez a 20 anos.
Além dessas propostas, os estados ainda pretendem cumprir metas consideradas nacionais, como aprimorar a educação, promover progresso científico e tecnológico, o desenvolvimento rural sustentável, a continuidade das ações de redução do desmatamento e garantir a segurança alimentar e nutricional, o uso sustentável da biodiversidade e o acesso universal à água e energia, com ênfase em fontes renováveis.
“Há por um grande grupo um sentimento de desânimo por acreditar que o Brasil deveria ter metas mais concretas. Por outros, a expectativa pela grandiosidade do evento, que só vai acontecer novamente em 20 anos”, disse Ferreira.

Fonte: http://www.rondonoticias.com.br/?noticia,106992,estados-amaznicos-devem-se-reunir-em-manaus-para-elaborar-a-carta-da-amaznia-para-a-rio-20